Descubra os alimentos que são aliados da beleza

Além de uma prateleira recheada de cremes e hidratantes, você deve lançar mão de uma dieta balanceada, um cardápio equilibrado e se surpreender com as vantagens de uma pele sem manchas, unhas fortes e cabelos com vida. A maioria dos benefícios da saúde se resume ao que você come e ao seu estilo de vida. Confira as dicas da nutróloga Liliane Opperman e da nutricionista Márcia Dal para você cuidar da beleza de dentro para fora:

Cabelo bonitos
O cabelo é formado basicamente por queratina, que nada mais é do que uma proteína. Para se ter fios saudáveis, não deixe de incluir em sua dieta, alimentos ricos em nutrientes como ovos, carnes magras, leite e seus derivados. “Grãos integrais e leguminosas como feijão, lentilha e ervilha, também são essenciais para o cuidado com cabelo”, afirma Márcia Dal.

Unhas mais resistentes 
Quando as unhas apresentam manchinhas brancas e quebram com facilidade é sinal da ausência de zinco e magnésio no organismo. Para suprir a falta destes suplementos, recorra ao brócolis, couve de bruxelas, lentilha, repolho, feijões, cereais integrais ou sementes de abóbora e girassol sem casca. 

Pele tonificada 
A vitamina A é um poderoso antioxidante indicado para a prevenção do envelhecimento da pele, hidratação, tonificação e combate à rugas. Essa propriedade é encontrada na cenoura, mamão, tomate, manga e abóbora. “O organismo não é capaz de produzir algumas vitaminas. Devemos adquiri-las através de uma alimentação saudável e equilibrada”, avisa Márcia Dal.

A vitamina C impede a oxidação de algumas substâncias e protege a pele contra os raios ultravioletas. Para aumentá-la em seu organismo, coma sempre vegetais verde-escuros, como couve, agrião, rúcula e escarola. “Alimentos ricos em antioxidantes são ótimos para prevenir o envelhecimento da pele” confirma Liliane Opperman. 

Pés hidratados
Alimentos ricos em vitamina H contêm biotina, presentes em fígado, grão e proteína texturizada de soja, tofu, missô e ovos.  Todos eles combatem os fungos presentes no corpo que causam os rachamentos nos calcanhares e ao redor do pé. “Evite alimentos que aumentam o ácido úrico como lingüiça, bacon e embutidos”, recomenda Liliane.

Olhos sem olheiras
Uma noite maldormida pode não ser a única causa das olheiras. Problemas nos rins e disfunções hormonais estão completamente ligados aquela área escurecida debaixo dos olhos. Quinua, trigo integral, feijão, soja e brotos, são alimentos que apresentam alto valor nutritivo, rico em proteínas e boa fonte de fitoestrógenos, que auxiliam a reposição hormonal.

Pernas livres de varizes e vasinhos
De origem genética, os vasinhos também podem afligir obesos e sedentários. Para a prevenção, inclua em sua refeição as castanhas que são excelentes antioxidantes, ricos em selênio, capazes de diminuir o colesterol ruim e melhorar a circulação do sangue.  A uva também é uma ótima aliada neste combate e seus flavonóides melhoram o tônus vascular.

Adeus à celulite e a gordura localizada
Sedentarismo, falta de consumo de água e excesso de açúcar e sal, podem ser a causa da gordura localizada. Para melhorar as condições do organismo é fundamental a ingestão de seis a oito copos de água por dia e consumir integrais ricos em fibras, que auxiliam no funcionamento intestinal. O chá da casca de laranja amarga pode ajudar na diminuição da retenção de líquidos e aumentar o metabolismo. Para amenizar a celulite, consuma alimentos ricos em água como melão, melancia e chás verdes.

Lábios macios e livre de rachaduras
Lábios secos e rachados podem ser decorrentes da falta de vitamina B2, encontrada em alimentos como leite, ovos, fígado, aves, folhas verdes, ervilhas, soja, lentilha, amendoim, grão de bico, damasco e pêra. “Esta vitamina é de grande importância na cicatrização de feridas na boca, lábios e língua”, finaliza Márcia Dal.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger